Trichomonas Vaginalis
Os m-os indicadores são comumente utilizados para avaliar as condições higiênicas de alimentos, sua presença evidencia relação com o histórico da amostra. As contagens de coliformes são muito utilizados nas análises dos alimentos tratados termicamente fecal mais frequente utilizado E. coli, grupo dos coliformes constitui menos indicador de contaminação.
2- O que são DTAs? Qual a importância da segurança alimentar no desenvolvimento dos surtos?
DTAs São doenças transmitidas por alimentos, importante para as politicas públicas em prol da segurança alimentar, visa a qualidade sanitária do alimento. É importante pois um surto de DTA acontece quando duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas após a ingestão de um mesmo alimento, considerado contaminado.
3- Diferencie infecção das intoxicações
A infecção ocorre quando uma pessoa ingere o microorganismo e este se reproduz e se desenvolve dentro do intestino. Esses microorganismos passam incólumes pelo ácido estomacal e se alojam nos intestinos, sendo portanto denominados de microorganismos entéricos (que vivem dentro). Dentre estes microorganismos podemos citar a famosa bactériaSalmonella sp., os rotavirus e alguns protozoários e vermes. Já a intoxicação ocorre quando uma pessoa ingere a toxina produzida pelo microorganismo quando este se desenvolve no alimento.
4- Diferencie as intoxicações por Clostridium Botulinum e Bacillus Cereus
Clostridium Botulium
Botulismo
Produz toxina Botulinica
A produção da toxina ocorre durante a reprodução bacteriana presença em produtos embutidos e enlatados.
Promove atrofia muscular, pode causar paralisia nos músculos atua no sistema nervoso.
Bacilus Cereus
A intoxicação por Bacillus Cereus constitui não somente uma importante causa de deterioração, mas também esta associada com ocorrência de dois tipos de síndrome devido a ingestão de alimentos contaminados com cepas patogênicas