EJA MERCADO DE TRABALHO NO CAMPO
TEMA: EJA
TÍTULO: A EJA no Campo
Introdução:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para as pessoas que, por qualquer motivo, (entre as quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância), não concluirão o ensino fundamental ou médio da idade apropriada.
Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse aluno, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho. O segmento EJA, no início dos anos 90 passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
Os jovens brasileiros que vivem no campo encontram em desvantagens pelos recursos financeiros, distâncias, falta de transporte, escolaridade e frequência à escola em comparação a população urbana.
A legislação determina obrigatoriedade da educação (7 a 14 anos), mas a escolarização das populações do campo ainda apresenta uma situação problemática e desigual, com escolas precárias e improvisadas, com professores pouco qualificados e mal remunerados.
Assim contribuindo para a baixa escolarização no Campo e demonstrando a incapacidade do Estado brasileiro em atendendo á da escolarização dessas populações e que a educação praticada no meio rural brasileiro contribui pouco com as necessidades de desenvolvimento da população do Campo.
A defasagem indica que as trajetórias escolares das crianças no meio rural são caracterizadas pelas interrupções e reprovações decorrentes, na maioria das vezas ao ingresso precoce como mão de obra familiar.
O EJA no Campo mantém particularidades históricas, sociais e culturais, ecológicas que o diferencia, é um espaço rico e diverso, é um território fecundo de construção da democracia e de solidariedade, ao se transformar no lugar não