Tribos Urbanas
Skinheads
A Origem dos Skinheads
A origem dos skinheads está diretamente ligada a fenômenos musicais surgidos no final da década de 50 e início da década de 60 na Jamaica, E.U. A e Inglaterra.
A evolução da mistura de ritmos como o jazz, swing, blues com ritmos negros jamaicanos como o calipso fizeram com que no final dos anos 50 surgisse um novo estlo musical denominado ska.
Após a independência da Jamaica perante a Grã-Bretanha em 1962, diversos jovens jamaicanos migraram para Londres em busca de novas oportunidades de vida e além de expectatvas, levaram consigo os seus estlos musicais, dentre eles o ska. Os mods, em especial, eram grupos extremamente violentos originários da classe média londrina e eram obcecados pela indumentária que utlizavam (roupas, scooters, etc.) ouviam principalmente jazz e Ska.
Em meados dos anos 60 surgiu dentro dos mods, um grupo denominado hard mods que passaram a misturar futebol, violência e cerveja, estes podem ser considerados como os primeiros skinheads, já que raspavam as cabeças como forma de repúdio aos seus rivais, os hippies. Outra versão para a opção em raspar a cabeça teria sido a facilidade que este corte possibilitava ao fugir da polícia.
Hard Mods
Skinheads Verão de 1969
Significado do Nome
Skinheads é o nome de uma subcultura caracterizada pelo corte de cabelo muito curto ou rapado
(há algumas exceções), um estlo partcular de se vestr (que costuma incluir botas e/ou suspensórios), o culto à virilidade, ao futebol e ao hábito de beber cerveja. A cultura skinheads é também ligada à música, especialmente ska, skinheads reggae e Oi, mas também punk rock e hardcore. Suas origens remetem ao Reino Unido na década de 1960, onde são proximamente ligados com os rude boys e os Mod da Inglaterra.
O crescimento da violência produzida por esses grupos em estádios de futebol e os constantes distúrbios provocados contra imigrantes faz com que a repressão policial aos skinheads aumente.
Características dos