Tribo Awá- Guajá
Segundo Gomes, os índios Guajás se autodenominam Awá, cujo nome significahomem, gente, pessoa. Suas origens são desconhecidas, porém acredita se que são advindos do baixo rio Tocantins - PA, onde provavelmente viviam com outras tribos, Ka'apor, També e Guajajara que também falam na língua Tupi-Guarani. Acredita se que a partir do conflito da cabanagem que foi um movimento político e um conflito social, ocorrido no Pará entre 1831-1840, envolvendo homens livres pobres, sobretudo, indígenas e mestiços numa região empobrecida. O nome Cabanagem tem origem na população amazônica pobre que morava em cabanas humildes nas margens dos rios, os índios migraram para o leste do rio Guarupi, Maranhão e em 1950 já estavam todos instalados .
Os Awá-Guajás entraram em contato com o homem ocidental somente a partir de 1973, embora saiba se que alguns ainda nômades vivem na região.
A Survival International é uma organização mundial de apoio aos povos indígenas e seu objetivo é preservar suas vidas , bem como seu espaço e cultura. Foi criada em 1969 após uma denuncia publicada num jornal britânico que expunha toda a opressão racista sofrida em nome do crescimento econômico.
Segundo o grupo de direitos humanos Survival International, afirmam que os índios Awá-Guajás são os mais ameaçados dos Brasil. Trata se de uma tribo de aproximadamente 450 índios que vivem isolados e preservam sua cultura, alguns nômades. Esta tribo vem sofrendo a influência e a ganância do homem ocidental , exploradores da floresta, que desmatam retirando árvores nativas, que fazem queimadas diminuindo cada vez mais o espaço e a natureza onde é a fonte de sobrevivência destes índios, caça, pesca, remédios, materiais utilizados para construção de suas cabanas , etc.
Ainda segundo Gomes, sob orientação da FUNAI, os Awá-Guajás praticam a agricultura intinerante uma vez que ela representa mais uma opção na sua alimentação.
O casamento dos Awá-Guajás podem variar, tanto homens quanto mulheres