Tribal
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO TRIBAL
VILA VELHA – ES
2012
EDUCAÇÃO TRIBAL
Trabalho apresentado à disciplina História da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha, como requisito para avaliação. Orientador: Prof. Jefferson Cabral
VILA VELHA – ES
2012
[pic] 1 INTRODUÇÃO
[pic]
2 EDUCAÇÃO TRIBAL
As comunidades primitivas (antecedentes à invenção da escrita) utilizavam, quase que exclusivamente, a agricultura, o pastoreio, a caça e a pesca para sua sobrevivência. Além disso, não possuíam divisões de classes sociais, logo não existia a relação mando-obediência, e os padrões de comportamentos desenvolviam-se na base do consenso.
Diante desses aspectos, a educação nessas civilizações torna-se interessante, ainda mais pelo fato de não haver a escrita. Por esse motivo, não existia a figura da escola e o processo educativo visava "preparar o indivíduo para a vida e ao mesmo tempo prepará-lo para poder participar da vida do grupo, realidade indispensável, sob vários aspetos, para a sobrevivência" (GILES, Thomas Ransom, 1987, História da Educação, p. 4).
Vale ressaltar que os mitos tinham forte presença na cultura desses povos e, portanto, a obediência aos ensinamentos míticos era algo de extremo valor, haja vista o medo de ser prejudicado física e mentalmente pela desobediência ao totem(geralmente um animal e às vezes um vegetal, o totem é o antepassado mítico de uma tribo que concede proteção a cada um de seus membros). Vemos então a presença de um sistema educacional baseado na imitação, que não forma críticos, mas apenas repetidores de informações.
No processo de transmissão de conhecimentos, as tribos realizavam as chamadas cerimônias de iniciação, nas quais os jovens eram