Transposição do rio são francisco
366 palavras
2 páginas
Transposição do Rio São Francisco O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de passar por cinco Estados brasileiros e cerca de 2,7 mil km de extensão, deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas. O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte * Impactos positivos: 1. Aumento da água disponível e diminuição da perda devido aos reservatórios. 2. Geração de empregos durante a construção da obra (quatro anos), sobretudo nas cidades onde serão implantados os canteiros de obras. 3. Abastecimento rural com água de boa qualidade. O projeto prevê a construção de chafarizes públicos que não possuem sistema de abastecimento adequado. 4. Redução de problemas trazidos pela seca, como a escassez de alimentos, baixa produtividade no campo e desemprego rural.
5. Redução de doenças e óbitos gerados pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água.
* Impactos negativos: 1. Modificação nos ecossistemas dos rios da região receptora, alterando a população de plantas e animais aquáticos.
2. Risco de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras
3. A desapropriação das terras e o êxodo das regiões atingidas
4. A região do projeto possui muitos sítios arqueológicos, colocando-os em risco de perda deste patrimônio devido às escavações, 5. Desmatamento de 430 hectares de terra com flora nativa e possível desaparecimento do habitat de animais terrestres habitantes destas regiões
DEBATE ATUAL Na