triangulo das potencias
ATPS
Circuitos Elétricos II
Sumaré, 04 de Outubro de 2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ
ATPS Circuitos Elétricos II
5ª Série de Engenharia Elétrica
Sumaré, 04 de Outubro de 2013
Sumário
Etapa 1: 4 á 12
Etapa 2 13 á 22
Conclusão 23
Referências 24
Sumaré, 04 de Outubro de 2013
Introdução
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem, desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas, que ao concluir, faz com que o aluno consiga desenvolver as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
No ATPS realizado pelo grupo, apresenta conceitos aprendidos em sala de aula relacionada a circuitos elétricos, com ênfase em análise fasorial, triângulo das potências, processo de geração de tensão senoidal e análise complexa de circuitos RC, RL e RLC através de equações diferenciais e transformada de Laplace.
Por fim, este relatório contém todo um material teórico passado pelo docente como base ao início dos experimentos nos laboratórios, mostrando aos alunos os fenômenos elétricos na prática, com isso deixando a aula mais interativa e sair da ilusão de apenas ser uma teoria, e sim o que realmente acontece no cotidiano de um engenheiro elétrico.
Etapa 1 - Passo 1, 2 e 3
Triângulo das potências
O triângulo das potências reflete a relação entre as Potências Aparente, Ativa e Reativa.
1- A potência ativa (P) é dada em Watts (W)
2- A potência reativa (Q) é dada em volt-ampére reativo (Var)
3- A potência aparente (S) é a potência total do sistema indicado em volt-ampére (VA)
No caso de formas de ondas perfeitamente senoidais, P, Q e S podem ser representados por vetores que formam um