trfd
A dialética não precisa ter, portanto, qualquer relação com a verdade – da mesma forma que quem levanta uma cerca não precisar levar em conta qual lado está certo numa disputa de terras.
As maneiras de se ganhar uma discussão foram, aqui, ranqueadas (verde=honesta; amarela=honestidade depende do contexto e vermelha=desonesta) conforme suas validades como ferramentas de raciocínio para orientação do leitor. As regras corretas (ou pelo menos, honestas) usadas para se discutir idéias (ou reconhecer falácias) podem ser encontradas em http://www.pessoal.cefetpr.br/bertoldo/FalaciaKit.htm. Um bom exercício intelectual seria confrontar os dois textos. Usuários desse kit eu tenho em boa conta. Usuários do texto abaixo (principalmente do texto vermelho) estão numa categoria, no meu julgamento, de “pensador idiota”, com o idiota no sentido não pejorativo, mas no do sujeito incapaz de realizar grandes proezas do pensamento.
Muitas dessas “maneiras” são truques conhecido por sofismas (argumentos ou raciocínios concebidos com o objetivo de produzir a ilusão da verdade ou induzir o adversário ao erro. Têm uma falsa aparência lógica, mas, na realidade, têm estruturas internas inconsistentes, incorretas e deliberadamente enganosas.
As regras abaixo também poderiam ser