TREINAMENTO De SELECAO Magazine Luiza
DE
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Área de Humanas
Out/2002
1. INTRODUÇÃO
A prática das funções relativas a Recrutamento e Seleção – R&S de um candidato, além de experiência e conhecimentos, exigem do profissional que a conduz, uma série de habilidades, fundamentais para obter resultados satisfatórios em todos os papéis e atividades que lhe cabe desempenhar.
Avaliar habilidades e competências nem sempre constitui uma tarefa fácil, até porque não se trata, na maioria dos casos, de constatações que possam ser feitas de forma direta e objetiva, ao contrário. No entanto, a dificuldade de se interpretar e escolher uma avaliação não minimiza em nada a sua importância e necessidade. 2. OBJETIVO DESTE TREINAMENTO
Estabelecer procedimentos sistematizados visando subsidiar a condução de processos de recrutamento e seleção de profissionais internos e externos.
Neste treinamento será apresentada uma descrição das diversas etapas utilizadas para efetuar a contratação de um profissional, metodologia adequada, sugestão de exercícios, dinâmicas de grupo, provas situacionais, check list, entre outros tópicos, conforme você verá a seguir.
Muitos motivos podem gerar uma rotatividade indesejada ou a formação de um quadro inadequado de colaboradores (falhas na gestão, condições de trabalho não apropriadas, remuneração insatisfatória). Mas, enquanto uma seleção bem feita pode eventualmente conseguir atenuar a ação desses outros motivos, a seleção mal conduzida certamente os agrava e potencializa.
2.1.Conceitos básicos
O processo de R&S é um conjunto de ações técnicas que objetivam suprir as necessidades de profissionais de uma organização. É parte de um sistema mais amplo, subordinado a Área de Humanas, com foco na atração dos melhores profissionais do mercado.
As políticas estratégicas e o conjunto de ações, centralizados no Escritório Central, descentralizadas nas lojas, ou ainda terceirizadas objetivam suprir e manter no Magazine