Trefilaçao
Trefilação é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força trativa aplicada do lado de saída da matriz. O escoamento plástico é produzido principalmente pelas forças compressivas provenientes da reação da matriz sobre o material. A simetria circular é muito comum em peças trefiladas, mas não obrigatória.
A trefilação ocorre pelo racionamento de uma barra, fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante. Desde que a seção transversal da matriz seja sempre menor que a peça trabalhada, o processo de trefilação ocasionara uma redução em área e um aumento no comprimento. Além disso a trefilação é normalmente realizada a frio
Finalidade:
Por este processo é possível obter produtos de grande comprimento contínuo, seções pequenas, boa qualidade de superfície e excelente controle dimensional.
A tabela 01 mostra os produtos mais comuns obtidos com o processo de trefilação, e seus respectivos diâmetros para os arames.
Tabela 01 – Produtos mais comuns oriundos de trefilação
O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
A precisão dimensional obtida é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;
O processo influi nas propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmico adequado, a obtenção de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química.
Fieira
A fieira (figura 32) é o dispositivo básico da trefilação e compõe todos os equipamentos trefiladores.
Geometria da fieira: é dividida em quatro zonas (figura 1)
(1) de entrada
(2) de redução (a = ângulo de abordagem)
(3) (guia) de calibração-zona cilíndrica (acabamento é crítico)
(4) de saída
Figura 1– zonas de divisão da fieira
Material
Os