Trbalhos practico final
474 palavras
2 páginas
INDICEIntrodução
Riscos e Perigos
Danos pessoais e materiais Prevenção
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Electricidade: Um bem essencial, que há muito nos habituamos a tomar como garantido. Já não sabemos viver sem ela, mas será que temos consciência dos riscos que a sua utilização indevida pode acarretar ?
Tal como acontece com outras formas de energia, a eletricidade apresenta riscos e pode causar acidentes graves cujas consequências podem resultar em sérios danos pessoais e materiais ou ambos.
RISCOS E PERIGOS
Esses riscos colocam-se ao nível do utilizador comum e, principalmente, ao nível dos profissionais que trabalham com a electricidade.
Não vivemos em perigo permanente ao estarmos a usar equipamentos eléctricos, é claro: temos, porém, de tomar uma consciência global do que pode suceder se algo de errado corre:
- a nível humano (consequências físicas que, em última instância, podem culminar na morte);
- a nível material (destruição de equipamentos, por exemplo).
DANOS PESSOAIS E MATERIAIS
Danos materiais são em geral consequência de instalações ou equipamentos com deficiências que podem provocar faíscas originando incêndios ou explosões.
.
Danos pessoais são resultantes da passagem de corrente elétrica pelo corpo humano e podem originar perceção, tetanização, paragem respiratória, queimaduras e fibrilação ventricular.
Perceção é o limiar de representa o valor mínimo da corrente sentida por uma pessoa e que apenas representa uma sensação de formigueiro.
Tetanização é um fenómeno decorrente da contração muscular produzida por um impulso elétrico.
Paragem respiratória com correntes elevadas ao limite de poder provocar nas vítimas uma paragem respiratória, produzindo asfixia que levam à perda de consciência e por fim a sua morte.
As queimaduras revelam-se intensas nas zonas de entrada e saída da