Trbalho sobre Max Weber
1 - Para Weber o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade buscando extrair deles os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, preocupando-se menos com o objeto do conhecimento do que com a maneira como a razão podia aprende-lo (sociologia compreensiva). Já a sociologia de Comte e Durkheim é positivista, abandonando a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, causas dos fenômenos naturais e sociais, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
2 - Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Weber distingue quatro tipos de ação social que orientam as pessoas que são:
* Ação racional com relação a um objetivo: Como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma casa, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma objetivo.
* Ação racional com relação a um valor: Quando um indivíduo que prefere morrer a abandonar determinada atitude, a fidelidade, a uma convicção. Ex: Os jovens religiosos que querem casar virgens, pois tem valores que atribui o sexo antes do casamento como algo errado.
*Ação afetiva: Aquela determinada por afetos ou estada sentimental. Agindo afetivamente para satisfazer suas necessidades, seus desejos.
Ex: Um indivíduo tem vários tênis, mas tem um que mais gosta.
* Ação social tradicional: Que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. Ex: Quando dizemos: "Eu sempre fiz assim; ou lá em casa sempre se faz deste jeito”.
3 - Para Weber os valores do protestantismo - como a