Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Introdução
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são um grupo diversos de infecções causadas por patogênicos como vírus ,bactérias e fungos transmitidos através de secreções genitais pelo contato sexual vaginal,oral ou anal com pessoas portadoras da doença sejam elas assintomáticas ou não. A partir de 1980, o campo das DSTs evolui de uma ênfase de doenças venéreas tradicionais como gonorréia e sífilis para um interesse também em infecções associadas a clamídia trachomatis, vírus herpes simples( HSV) , papilomas vírus humano(HPV) e vírus da imunodeficiência humana(HIV).
As DSTs atingi em sua maioria o público jovem, fatores como pouca escolaridade, baixo nível sócio econômico, desestrutura familiar, uso irregular de preservativos, variedade de parceiros, uso de drogas lícitas e ilícitas são fatores que favorece o risco para se contrair a DSTs. É importante ressaltar que todas as pessoas sexualmente ativas estão sujeitas a contrair DST, não apenas devido o seu próprio comportamento sexual, mas ao de seu parceiro. A presença de uma DST facilita a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) - que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) – em caso de exposição a este vírus. É muito comum a ausência de sintomas, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento, podendo causar problemas como infertilidade ou câncer, os quais tendem a ser mais graves em mulheres do que em homens.Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez ou parto.
CORRIMENTO URETRAL (GONORRÉIA)
Conceito
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra