Trb Ecumenismo 23 04

1031 palavras 5 páginas
NOME DO ENTREVISTADO: JOSE VALDEMAR TUCA SANTOS FILHO.
RELIGIAO: ADVENTISTA

ALUNOS:
ANTÔNIA DA SILVA RAMOS MATOS
EDUARDO ALESSANDRO DA SILVA
LUIZ FELIPE SOUSA CAMPOS
MARIA SENHORA DE OLIVEIRA S.

Exercendo o ecumenismo através do diálogo inter-religioso.

1. QUAL É A ORIGEM DA SUA RELIOGISIDADE?

Todos nós da América do sul tivemos grande influência da igreja católica. No Brasil, a igreja protestante surgiu cerca de 100 anos atrás, então a maioria de nós nascemos católicos. Eu até meus oito anos de idade fui católico depois meus pais conheceram outra denominação, outra igreja, e meus pais, os meus avós, e consequentemente eu e minha filha, que já somos a quarta geração na igreja adventista, minha filha, já nasceu dentro de outra denominação.

2. O QUE SIGNIFICA DIÁLOGO PARA O SENHOR?

Monólogo é uma pessoa só e dialogo é quando há mais de uma pessoa. No mundo religioso diz: - se tiver uma ou duas pessoas falando, Jesus está presente.
Então o diálogo vem da comunicação, dialogar, razoar, isso só é possível na esfera humana, quando alguém fala e outro responde. Do ponto de vista religioso, existe um diálogo com Deus, que é aquele que você fala e através da fé você acredita que Deus está te ouvindo e vai responder.

3. E POSSÍVEL HAVER UM RELACIONAMENTO ENTRE AS IGREJAS CRISTÃS?

Do ponto de vista cristão, sim. Cada igreja tem seus pilares, seus dogmas, que é diferente do que está na bíblia. Até porque, o entendimento de ser - humano não é limitado, ele tem o entendimento universal quando se fala de Jesus, de Deus criador, esse entendimento é universal. Quando se parte para doutrina, existe um problema, porque se trata da interpretação que cada um tem da palavra de Deus. “Minha fala para Deus é universal, a minha fala para Jesus é universal, a fala das igrejas em relação à pessoa de Jesus ou a santidade de Jesus ou de Deus, é universal”. Mas, quando se pensa na questão da doutrina, aí tem seus pilares, suas idéias, é uma questão de ‘cosmovisão’: depende da

Relacionados