Traços barrocos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I
TRAÇOS BARROCOS
➢ Identifique os traços barrocos comentados nos textos.
A arte barroca é caracterizada por uma mentalidade pós-renascentista, na qual o homem barroco convive com valores medievais e cristãos, assim como participa das novidades pagãs e terrenas advindas do ressurgimento do espírito Greco-latino. Dessa forma, ele vive em conflito, oscilando entre a razão e a fé, o misticismo e o erotismo, entre o prazer da vida e os mistérios da morte, entre o material e o espiritual. Tal estado de conflito interior do homem barroco pode ser percebido pelo uso de artifícios e figuras de linguagem, que demonstram a tensão entre o homem e o mundo.
Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda flor sua pisada.- Oh, não aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. (Gregório de Matos)
A estrofe acima retrata uma Poesia Lírica, pois representa os sentimentos do poeta e sua exuberância emocional. Nesse soneto, Gregório de Matos põe em contraste dois períodos da vida de sua amada, a juventude e a velhice: “Goza, goza da flor da mocidade,” “Oh, aguardes, que a madura idade (...)”
Outra característica presente nesse soneto é a exaltação da beleza, mas ele alerta que essa beleza é passageira e que sua amada aproveite sua mocidade, pois o tempo passa muito rápido e não poupa nada.
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado Da vossa alta piedade me despido Porque quanto mais tenho delinqüido Vos tenho a perdoar mais empenhado.