Traço específico
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
TRAÇO ESPECÍFICO
ALUNO: FRANCISCO GONÇALVES DE MELO NETO
Goiânia, 08 de maio de 2012
Entende-se por "TRAÇO" a receita que diz a quantidade exata de cada componente que vai no concreto.
O concreto pode ser constituído de uma variedade muito grande de componentes. Nas condições brasileiras, os materiais que mais se usa são a areia e as pedras britadas.
A quantidade de cada componente, inclusive a necessidade de determinados aditivos deve ser determinada por profissional especializado, denominado Tecnólogo de Concreto, que vai empregar até análises de laboratório para saber o que vai e quanto vai ser colocado no concreto.
Esses cuidados todos são necessários para obras de responsabilidade como prédios altos, viadutos e túneis. Nessas obras todos os componentes devem ser medidos em peso.
Nas obras comuns como baldrames, vigas de casas, laje de cobertura e cimentados em geral, não há a necessidade desse rigor todo. Nem seria possível a medida dos componentes em peso na maioria das obras residenciais.
Então as normas brasileiras permitem que os agregados sejam medidos em volume (em latas ou caixas). Entretanto, para salvaguardar a segurança da obra, as normas determinam que seja adotado, nos cálculos, valores de resistência bem abaixo dos valores reais.
Deste modo, embora se possa conseguir produzir concretos com resistências da ordem de 400 kgf/cm2, pelo que é determinado nas normas, o calculista deve considerar limites da ordem de 150 kfg/cm2.
Essa diferença, entre o que se considera no cálculo e o que poderia ser medido na peça pronta, era chamada de Coeficiente de Segurança, depois mudado para Fator de Majoração mas que traduz um fator de desconhecimento ou um fator de inexequibilidade face às condições locais, geralmente muito precárias, e muitas vezes até por condições culturais ou desconhecimento dos fenômenos intrínsecos que