Historia geral
A assimilação é a solução definitiva e mais ou menos pacífica do conflito social. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes. Difere de acomodação porque implica transformações internas nos indivíduos ou grupos, sendo estas geralmente inconscientes e involuntárias. Tais modificações internas envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e de agir.
A assimilação se dá por mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para se completar. É um processo longo e complexo.
O exemplo típico de assimilação é o imigrante. Ele, que a principio se acomodou nos novos pais, vai aos poucos sem perceber, deixando-se envolver pelos costumes, símbolos, tradições e língua da nova pátria.
No Brasil, tivemos vários casos de assimilação, entre os quais o dos alemães em santa Catarina e o dos italianos em são Paulo. No inicio esses imigrantes falavam sua própria língua e conservavam seus valores e costumes. Ao preserva essa características, cada grupo se constituía em uma espécie de corpo estranho na sociedade brasileira.
Apenas quando as características marcantes da cultura de origem se atenuaram ou desfizeram – sendo substituídas pelos hábitos e costumes locais – os imigrantes puderam ser assimilados pela nossa sociedade. Com o tempo, eles se desfizeram de sua identidade cultural e passaram a observar os sentimentos e valores da nova cultura, tornando-se parte integrante de sociedade adotada.
Concluindo, o aspecto importante da assimilação é que implica uma transformação da personalidade. O processo de assimilação atinge áreas profundas e extensas da personalidade, determinado novas formas de pensar, sentir e