Traumatologia de ordem mecânica
TRABALHO DE MEDICINA LEGAL
Traumatologia Forense: Energias de Ordem Mecânica
Recife, outubro de 2013.
Preliminarmente, imperioso esclarecer que o ramo da Medicina Legal que cuida das lesões e estados patológicos, sejam eles imediatos ou tardios, provocados mediante violência sobre o corpo humano, é denominado Traumatologia médico-legal. Estes danos são causados a partir das mais variadas formas de energia, e uma dessas modalidades é a de ordem mecânica. Estas energias são as capazes de produzir lesões totais ou parciais em um corpo, cujo resultado modifica seu estado de repouso ou movimento.
Como exemplo de meios mecânicos causadores de danos, temos as armas propriamente ditas, como o revólver; as armas eventuais, como foice; as armas naturais, como aquelas ocasionada a partir de uma mordida (dente), cotovelo, etc; por fim, as armas ocasionais, ou seja, as mais diversas e inimagináveis, como cadeira, alguma explosão, entre outras.
Estas lesões podem ser geradas a partir de impactos “ativos”, quando há o impacto de um objeto em movimento contra o corpo humano que se encontra em repouso; impactos “passivos”, ocasião em que o objeto encontra-se parado e o corpo humano, em movimento, choca-se com ele; e as lesões causadas por ação mista, isto é, quando o objeto e o corpo humano estão em movimento e se chocam.
Do mesmo modo, estas lesões possuem classificações de acordo com os meios mecânicos sobreditos. São elas:
a) Perfurantes: são as lesões ocasionadas a partir das chamadas “perfurações” ou “furos”, causando as feridas “punctórias”. No geral são representadas por instrumentos finos, alongados, com o diâmetro reduzido. São exemplos: agulha, estilete, prego, etc.
b) Cortantes: chamadas feridas incisas, ou os chamados “cortes”. As feridas incisas possuem duas características básicas: levam ao sangramento e possuem comprimento maior que a distância entre as bordas, ou seja,.são as