Traumatologia
Oque é
A Traumatologia Forense é um ramo da Medicina legal que estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica.
Quais os seus objetivos
A Traumatologia Forense tem por objeto o estudo dos efeitos das agressões físicas e morais na pessoa, e a determinação de seus agentes causadores. Este reconhecimento é feito através do exame pericial na vítima, denominado exame de corpo de delito, pelo qual se atribui a extensão dos danos provocados.
História das Ciências Forenses
A História é o registo das vidas das pessoas e de todas as suas atividades, incluindo-se neste património, todos os atos e fatos concebidos pela humanidade. Assim sendo, as Ciências Forenses também têm a sua história.
O primeiro registo da Prática Forense data do século VII, na China onde
Ti Yen Chieh se tornou famoso por utilizar a lógica e as provas forenses para resolver crimes. Mais tarde no século XII, também na China, foi escrito um livro que explicava como reconhecer sinais de afogamento e estrangulamento, e como as feridas podiam revelar o tipo e o tamanho da arma utilizada.
A ciência forense deve grande parte do seu arsenal de instrumentos e métodos à ciência ocidental dos séculos XVI a XVIII.
Em meados do século XVII já se ensinava medicina forense em várias universidades da Europa. Os instrumentos que foram surgindo progressivamente da revolução científica foram implementados rapidamente na luta contra o crime.
A fotografia, por exemplo, tornou-se um meio muito importante na recolha de informação. Foi Thomas Byrnes, detective de Nova Iorque, que, em
1886, utilizou este método para divulgar fotografias de criminosos, para que a população pudesse identifica-los e, deste modo, protegerem-se.
Durante a evolução das Ciências Forenses podemos também assistir à criação de algumas pseudo-ciências, como por exemplo a Frenologia, ciência criada por Dr. Pranz Josef