Traumatismo Cr Nio Encef Lico
O que é?
É uma agressão ao cérebro, causada por uma ação física externa, que pode produzir alteração ao nível de consciência e resultar em comprometimento das habilidades cognitivas , físicas e comportamentais.O TCE pode ser classificado com base na severidade, mecanismo (ferimento fechado ou que penetra o crânio), ou outras características (como, por exemplo, ocorrência em um local específico ou em uma área ampla). Lesão na cabeça geralmente se refere a TCE, mas é uma categoria mais ampla, podendo englobar danos a estruturas que não o cérebro, como o couro cabeludo e o crânio.
QUAIS LESOES O TCE CAUSA?
-Fraturas de crânio.
-Lesões intracranianas que podem ser classificadas em FOCAIS ou DIFUSAS.
- Hematomas Extradurais (ou epidurais)
-Hematomas Subdurais
- As contusões
-Hematomas intracerebrais
SINTOMAS:
Deficiência de memória
-Desorientação no tempo e espaço
-Diminuição da capacidade de concentração
-Sonolência
-Confusão mental
-Apatia
-Irritabilidade
-Cefaleia
- Vertigens e Zumbidos
-Crises Convulsivas
-Desmaios
-Ansiedade e Depressão
-Alterações de movimento
-Alterações de Sensibilidade
Quais os cuidados que devem ser tomados no atendimento pré-hospitalar do paciente vítima de traumatismo crânio-encefálico (TCE)?
Assim como em todo paciente politraumatizado, o atendimento pré-hospitalar deve obedecer a uma normatização padrão, cujo objetivo é dar suporte inicial e transporte imediato desses pacientes a um centro especializado.
Esta normatização no Brasil, assim como em outros países, segue os padrões do ATLS (Advanced Trauma Life Support), em que há uma seqüência de prioridades a serem seguidas, também chamadas de “ABCDE”.
A – Airway: manter via aérea pérvia com estabilização cervical.
B – Breathing: preservar a ventilação e a oxigenação.
C – Circulation: manutenção da pressão arterial, com perfusão tecidual adequada e controlar fontes externas de sangramento.
D – Disability: identificar