TRAUMA INFANTIL - COMO ACONTECE?
Mas, a pessoa não toma os devidos cuidados e/ou por um descuido acaba puxando um fio ou manchando a peça na hora de sua lavagem.
Uma opção seria continua usando a peça de vestuário ignorando o acidente, achando que ninguém irá perceber, embora que ela mesma não consiga esquecer.
Outras tentam fazer um remendo, cosendo o fio solto ou tentando tingir caseiramente. Contudo, infelizmente, a peça não terá mais o brilho inicial.
O que fazer para recuperar a peça, para que tenha a aparência de nova?
Creio que a peça só será restaurada nas mãos de um profissional, tanto para a recuperação do fio solto quanto para o seu tingimento. A peça nunca mais será mais a mesma, contudo ao seu possuidor não mais o incomodará, e com o tempo nem mais se lembrará do acidente.
Assim, poderíamos afirmar que, esta é uma das conseqüências da origem do trauma infantil: Por mais cuidados que os pais tenham, acabam um dia se descuidando - por ignorância ou pela repetição dos erros de seus próprios pais – e por mais que tentem remediar o que foi feito, cercando-os de cuidados, não repetindo mais os erros, o que foi feito esta marcado.
Há marcas que só o próprio indivíduo percebe, são as inseguranças, os medos, a baixa autoestima, as revoltas, a auto sabotagem. Porém, todo sentimento interno gera uma resposta externa, desta forma o que era particular passa a ser público. São as instabilidades nos relacionamentos amorosos, profissionais e emocionais, por exemplo.
Algumas pessoas, mesmo percebendo que algo não vai bem, tentam fingir que nada esta acontecendo e levam suas vidas aos trancos e barrancos. Outros, não se conformam e, mesmo não sabendo de suas origens, lutam