bombas em série
Faculdade Anhanguera – Engenharia Mecânica
Máquinas Hidráulicas Resumo
Palavras-chave: Bombas centrífugas, pressão, vazão.
1. IMPLEMENTAÇÃO
Material utilizado
*Fluido - água
*Válvula de entrada
*2 Bombas MARK Modelo NXD-2,Nºsérie 1318,potência 0,5CV,3500rpm
*Manômetro de Bourdon com glicerina de fundo de escala 50 mca
*Manômetro de Bourdon com glicerina de fundo de escala 25 mca
*Tubo de PVC Ø3/4. liso, com válvula tipo esfera de mesmo diâmetro
*Reservatório para medida de vazão 18L
*Cronometro
Procedimento do ensaio Fechar as válvulas de entrada dos quadros esquerdo e direito e ligar as bombas.Nesta situação, as bombas estão operando com vazão nula e com máxima pressão. Usando como referencia um dos manômetros ,neste caso o de 50mca referenciamos nas pressões 48,44,42,40,36,34,30.verificamos a vazão x tempo.
2. RESULTADOS OBTIDOS
O líquido passará pela primeira bomba e receberá uma certa carga manométrica e ao entrar na segunda bomba, haverá um novo acréscimo de carga a fim de que o mesmo atinja as condições solicitadas. A vazão que sai da primeira bomba é a mesma que entra na segunda, sendo portanto a vazão em uma associação de bombas em série
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS
Após o bico escamoteável foi direcionado para o retorno direto ao reservatório, garantindo que reservatório de medida estivesse vazio.
Com a válvula fechada à bomba foi ligada. Com o sistema pressurizado a válvula de esferas foi aberta em uma volta, após aberta o bico escamoteável foi direcionado para o reservatório de medição até alcançar a altura H=250 mm.
Repetiram-se esses passos por um total de dez vezes sendo que na última a válvula de esferas estava toda aberta.
Após a leitura dos tempos, os dados que tínhamos era a altura do reservatório, volume coletado, tempo e pressão de recalque.
O próximo passo foi aplicar a fórmula da vazão