Tratamento térmico e metalografia
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
QUI0270XA - Laboratório de Química Aplicada
Prof. Carla Eliana Todero Ritter
Metalografia e Tratamento Térmico
Nome: Alcione Luis Werner
Turma: 28-29 XA
Introdução.
Este presente trabalho tem por função demonstrar, por etapas, o processo de têmpera de lâminas de aços inoxidáveis do tipo AISI 420 e DIN 1.4110. O processo de têmpera tem influencias positivas sobre estes aços, uma vez que suas características mecânicas e resistência à corrosão são melhoradas através de um processo de tempera e revenimento adequados. Também serão vistos conceitos sobre a metalografia colorida, que consiste na deposição de filmes coloridos compostos por metabissulfitos sobre as fases, anódicas ou catódicas, dos aços em questão, que dão um maior contraste, permitindo assim fazer a identificação dessas fases e ver a qualidade do tratamento térmico obtido.
1. O QUE É TRATAMENTO TÉRMICO? Tratamento térmico é todo o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços e outros metais, sob condições controladas de temperatura, tempo e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados. As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços. Basicamente, são usados dois tipos de aço inox na produção de facas: o aço inox AISI 420 e o DIN 1.4110, cada qual com suas temperaturas de têmpera. Nesses aços, é de extrema importância o processo de tratamento térmico, visto que se isso não for feito, as lâminas das facas não terão resistência nenhuma a esforços mecânicos e à corrosão.
2. PARA QUE SERVE O TRATAMENTO TÉRMICO? • Aliviar tensões após trabalho mecânico a quente ou a frio ou resfriamento desigual; • Melhorar a usinabilidade; • Aumentar ou diminuir dureza; •