Projeto de mono jornalismo
Pauta do Programa Saia Justa e identidade pós-moderna
Rio de Janeiro
Setembro/ 2009
Sumário
APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO OBJETO......................página 04
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................página 09
METODOLOGIA.............................................................................................página 18
BIBLIOGRAFIA..............................................................................................página 19
SUGESTÃO DO SUMÁRIO DA MONOGRAFIA.........................................página 20
III
Apresentação e Contextualização do Objeto
1.1 Trajetórias das mesas redondas
A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da independência. O discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa, e a obra "O Guarani" de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal, além de conferências e diversas atrações. Essa transmissão ocorreu apenas para despertar a curiosidade dos brasileiros. As transmissões de rádio começaram pra valer em 1923.
Uma das primeiras grandes rádios do Brasil, a Rádio Tupi, foi inaugurada no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1935, pelo líder do grupo Diários Associados, o jornalista paraibano Assis Chateaubriand. O apelido da rádio era "Cacique do ar". A primeira apresentação da rádio foi no dia 15 de setembro do mesmo ano com a execução do Hino Nacional por um coral regido pelo maestro Heitor Vila Lobos.
No início da década de 30 eram 29 emissoras brasileiras que transmitiam basicamente óperas, músicas e textos instrutivos. Com a inserção da publicidade e a popularização da programação, o grande público começa a se interessar em ter seu próprio aparelho de rádio. A partir daí começa a expansão do mercado e da audiência no Brasil, tornando-se palco propício para o surgimento de várias emissoras surgem no país.
Não se