Tratamento Térmico e Metalografia
A. L. BARBOSA
CURSO SUPERIOR EM PROJETOS MECÂNICOS A FACULDADE TECNOLÓGICA DE PINDAMONHANGABA
CENTRO PAULA SOUZA
RESUMO
O objetivo desse trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico na microestrutura do Aço 1020, por meio de ensaios metalográficos em um corpo de prova que foi submetido ao tratamento térmico de têmpera e revenimento. Os resultados obtidos e apresentados neste trabalho serão comparados com os resultados de outras amostras que foram submetidas a diferentes tipos de tratamento térmico dos mais convencionas aplicados pela indústria.
INTRODUÇÃO
O modo mais comum de alterar as propriedades mecânicas dos aços é através do emprego de tratamentos térmicos. É o conjunto de operações que envolvem aquecimento e resfriamento controlados ¹. Os tratamentos térmicos mais comuns são: recozimento, normalização, tempera e revenimento. A primeira etapa em um processo de tratamento é o aquecimento do aço a um temperatura acima da chamada zona critica ou temperatura de transformação, onde se forma a estrutura autenitica que é a primeira transformação de fase importante no ciclo de tratamento térmico dos aços ².
MATERIAIS E METODOS
A amostra de aço 1020, retirada de uma barra cilíndrica com 6mm de diâmetro, foi submetida ao processo de têmpera utilizando um forno elétrico cuja a temperatura nominal foi ajustada para 850ºC. O tempo de permanência sob esta temperatura foi de 7 minutos. Em seguida a amostra foi retirada do forno e imersa completamente em água onde aguardamos o seu resfriamento até a temperatura ambiente. Após a têmpera a amostra foi revenida no mesmo forno, desta vez com a temperatura ajustada para 170ºC, com tempo de permanência novamente de 7 minutos.
Depois do processo de tratamento térmico foi dado inicio aos trabalhos no laboratório, onde a primeira etapa foi o embutimento da amostra. Para o embutimento foi utilizado uma