Tratamento de água
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA ÁGUA
Água pura não existe na natureza, pois a água é um ótimo solvente. Quando a água se precipita em forma de chuva às gotas dissolvem os gases da atmosfera (gás carbônico – CO2, oxigênio – O2, etc.) e carreiam partículas em suspensão ( poeiras). A água, quando retira o gás carbônico na atmosfera, se acidifica, aumentando sua condição de solvente. A água que corre sobre a superfície dissolve, em maior ou menor extensão ( de acordo com o tempo de contato e o grau de solubilidade), sais presentes nos minerais existentes no meio do caminho, como no caso de carbonatos de cálcio e magnésio ( calcários), que pela ação do CO2 da água são transformados em bicarbonatos, que passam a ser solúveis. A acidez da água aumenta com o contato com matérias orgânicas em decomposição, de origem vegetal que libertam gás carbônico, gás sulfídrico e amoníaco, passando os dois últimos em sulfitos, sulfatos e nitritos e nitratos. A água carreia substâncias orgânicas coloridas que são dissolvidas e postas em fino estado de suspensão denominado estado coloidal. Ao passar sobre a superfície da terra, a água também carreia partículas de poeira, sílica e areia, resultando em matéria suspensa. Existem também nos mananciais (corpo da água) uma grande variedade de organismos vivos, tais como: peixes, algas, protozoários, fungos, bactérias, que podem conferir gosto, cor e odor às águas.
IMPUREZAS
O conceito de impureza na água é relativo. Está ligado ao uso específico para o qual a água se destina. Por exemplo, as impurezas que têm pequena importância na água de lavagem de ruas podem ter graves conseqüências quando presentes na água usada para beber. As impurezas mais encontradas são:
A-) Em suspensão: - Microorganismos: algas, bactérias, protozoários e vermes. - Areia, silte, argila. - Resíduos industriais: metais pesados, pesticidas,