Tratamento de Água Potável
Neste relatório iremos descrever as experiências realizadas em laboratório, verificando de acordo com os procedimentos experimentais definidos, tanto para a coagulação com Sulfato de Alumínio - Al2(SO4)3 e Veta Organic, quanto para a floculação com Poliacrilamida. As soluções foram submetidas a diversas dosagens e combinações para medir seus diferentes níveis de reação, levando em consideração os tamanhos e coloração dos flocos e o tempo de decantação.
O modelo utilizado foi aplicado a todos os grupos, contudo, especificamos os procedimentos envolvidos durante todo processo, onde constatamos que possuem vários atenuantes a serem levados em conta que podem influenciar nos resultados relacionados com os valores obtidos pelas outras equipes, a fim de obter um produto que atenda as exigências técnicas, de acordo com a Portaria n° 2914 do Ministério da Saúde.
Palavras-chave: Água Potável; Coagulação; Floculação e Sedimentação.
INTRODUÇÃO
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, tornando-a potável, evitando assim, a transmissão de doenças. Com isso, a técnica conhecida como Teste de Jarro é empregada.
Nesse trabalho foram realizados ensaios de coagulação, floculação e sedimentação, objetivando a otimização do processo de produção de água potável, utilizando como coagulantes o sulfato de alumínio, veta organic e a Poliacrilamida.
O Jar-Test é um equipamento para laboratório utilizado em testes durante o tratamento da água, promovendo a agitação nas amostras facilitando a aglomeração de partículas com a matéria orgânica presente na água analisada, formando fragmentos maiores onde todo o composto está agregado, facilitando sua purificação. As amostras são colocadas nas provas do aparelho, e em seguida é inserida quantidades de coagulante e floculante para determinação adequada da dosagem, a deliberação é feita por