Conceitos de Reuso de gua
O reúso de água subtende uma tecnologia desenvolvida em maior ou menor grau, dependendo dos fins a que se destina a água e de como ela tenha sido usada anteriormente.O que dificulta, entretanto, a conceituação precisa da expressão "reúso de água" é a definição do exato momento a partir do qual se admite que o reúso está sendo feito.
De maneira geral, o reúso da água pode ocorrer de forma direta ou indireta, por meio de ações planejadas ou não. De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS (1973), tem-se:
-Reúso indireto: ocorre quando a água já usada , uma ou mais vezes para uso doméstico e industrial , é descarregada nas águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente a jusante , de forma diluída;
-Reúso direto: é o uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades como irrigação , uso industrial , recarga de aqüífero e água potável;
-Reciclagem interna: é o reúso da água internamente às instalações industriais , tendo como objetivo a economia de água e o controle de poluição.
Já a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) adota uma classificação de reúso de água em duas grandes categorias: potável e não potável. Esta classificação é amplamente adotada por sua praticidade e facilidade.
Reúso Potável
Reúso Potável direto: quando o esgoto recuperado, por meio de tratamento avançado, é diretamente reutilizado no sistema de água potável.
Reúso Potável indireto: caso em que o esgoto, após tratamento, é disposto na coleção de águas superficiais ou subterrâneas para diluição, purificação natural e subseqüente captação, tratamento e finalmente utilizado como água potável.
Reúso Não potável
Reúso não potável para fins agrícolas: embora, quando se pratica essa modalidade de reúso , haja , como subproduto , recarga do lençol subterrâneo , o objetivo dela é a irrigação de plantas alimentícias , tais como árvores frutíferas , cereais, etc, e plantas não alimentícias , tais como