tratamento da água potável
A diminuição da água potável em todo o mundo é o maior problema de hoje. Apenas 0,03% da água existente está disponível como água para consumo humano. Para muitos países, a solução para este problema é a dessalinização da água salobre ou água do mar através do sistema de Osmose Reversa.
A tarefa central, quando nos referimos a dessalinização de água salobre e água do mar, é uma redução considerável do sal contido. Mais de 1.500 a 2.000 mg/l de sal contido faz com que a água tenha gosto salgado e desagradável. Essa água também não é apropriada para uso higiênico pessoal ou para regar plantas. O típico sal contido na água salobre é de 2.000 a 10.000 mg/l e na água do mar é de 35.000 mg/l. Os padrões WHO recomendam 500 mg/l para água potável, ou seja, deve haver uma redução do sal contido de75% a 99%, dependendo da água bruta.
Isso pode ser facilmente realizado com o equipamento de Osmose Reversa, utilizando a membrana apropriada. Os requisitos desse equipamento são:
- Redução apropriada no sal contido;
- Prevenção dos depósitos químicos e biológicos na membrana;
- Máxima exploração, ou seja, mínimo desperdício;
- Redução do consumo de energia, ou seja, baixos custos de operação;
- Vida útil contínua e fácil operação;
- Garantia de higiene e potabilidade da água produzida.
Procedimento
- Seleção e projeção do equipamento correto com base nos testes prévios de água, com o auxílio de um moderno software e anos de experiência em projetos;
- Seleção de um processo de pré-tratamento apropriado: dependendo da origem da água bruta (por exemplo, mar aberto), diferentes métodos são necessários. Caso contrário, substâncias orgânicas, inorgânicas e biológicas serão depositadas nas membranas, reduzindo consideravelmente a performance do equipamento. São consideradas substâncias típicas desse problema: óleo, substâncias humine, Fe/Mn, CaCO3, SiO2, algas, /bactérias etc. Como regra, estas são removidas ou estabilizadas através de uma