Tratamento de água para consumo humano
tratamento de água para consumo humano
Separação de misturas líquido-sólido e purificação da água
INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
ENGENHARIA QUÍMICA
1º Ciclo
Professora: Wanise Ferreira
Cleber Batistele Araújo, Marcela Lélis da Silva, Marcos Valverde de Souza Júnior, Priscila Silva
-------------------------------------------------
Resumo
O tratamento da água deve ser realizado apenas se confirmada sua real necessidade e, sendo assim, compreender somente os processos indispensáveis à obtenção da qualidade que se deseja, com custo mínimo. O processo de purificação da água apresentado neste artigo utiliza os métodos mais simples empregados na purificação da água, uma vez que o efluente do qual a mesma foi retirada apresenta pouca turbidez e poucos materiais contaminantes. Para os fins desejáveis obtiveram-se resultados satisfatórios.
Palavras Chaves: Tratamento e Água, Desinfecção, Coagulação, Floculação, Fluoretação. 1. Introdução
Ter acesso à água potável sem bactérias, bem clara e sem gosto ou cheiro desagradáveis, é o desejo de todos, mas em seu estado natural raramente tem estas qualidades e, ao contrário do que se pode imaginar, é uma substância muito complexa, que age como um excelente solvente (Richter, 1991).
A matéria é encontrada fundamentalmente em três estados físicos que são interconversíveis: sólido, líquido e gasoso, e apresenta características específicas, como: a temperatura de fusão e ebulição (a uma dada pressão) e densidade (Usberco e Salvador, 2006). A partir dessas características é possível elaborar processos que permitam a separação de uma determinada mistura, que é a associação de duas ou mais substâncias diferentes, sem proporções fixas e definidas e cujas moléculas ou íons permanecem inalterados (Sardella, 1997). .
Os mais diversos tipos de separação de mistura envolvendo processos físicos ou químicos são empregados com a finalidade de obter-se um produto final puro ou parcialmente puro.