Tratamento de superfície de aço e pintura
Na indústria da construção metálica a pintura desempenha uma função muito importante que é a de proteção anticorrosiva e além de proteger ainda embeleza as estruturas com as diversas cores existentes no mercado já que é através destas que a obra é vista pelo cliente. Contudo, bem antes do acabamento há por trás um estudo elaborado por um projeto de pintura que analisa o uso do aço, o local, a agressividade, e outros fatores que afetarão a resistência.
2. CORROSÃO
Corrosão pode ser definida como sendo a deterioração que ocorre quando um material (normalmente um metal) reage com seu ambiente, levando à perda de suas características.
No processo siderúrgico, muita energia é gasta para transformar óxido de ferro em um produto final. O minério de ferro entra no alto-forno em conjunto com o coque metalúrgico, fundentes e ar insuflado, forma uma liga impura conhecida como ferro-gusa. O ferro-gusa é processado na aciaria, onde os teores de certos elementos químicos são reduzidos (como carbono, o silício, o fósforo e o enxofre) e outros elementos são adicionados, para conferir certas propriedades ao aço. A liga é, em seguida, conformada em chapas e perfis. A corrosão é o processo inverso ao da siderurgia, ou seja, o ferro retorna de forma espontânea aos óxidos que lhe deram origem.
Reações:
Siderurgia
As reações que ocorrem no alto-forno são:
2C+ O2 → 2CO (o coque reage com o ar insuflado)
C+ H2O →CO+ H2 (o vapor de água reage com o coque)
Fe3O4+ 4CO → 3 Fe + 4 CO2
(os óxidos são reduzidos pelo CO)
Fe3O4 + 4H2 → 3 Fe + 4H2O
O ferro-gusa líquido é retirado da parte inferior do alto forno.
Corrosão
O processo de corrosão leva o metal a sua forma oxidada.
4 Fe + 3O2 + 2H2O → 2 Fe2O3 . H2O (ferrugem)
Na reação de corrosão, é mister a presença de oxigênio e água. O oxigênio está no ar atmosférico (constituído, aproximadamente, por oxigênio (20%), nitrogênio (79%) e quantidades ligeiramente variáveis de vapor d'água, dióxido de