corrosão do aço
O aço tem possibilitado aos arquitectos, engenheiros e construtores soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade, desde que se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil.
A arquitectura em aço sempre esteve associada á ideia de modernidade e inovação.
ACABAMENTOS À BASE DE PINTURA
A durabilidade das estruturas metálicas é muito influenciada pela sensibilidade do aço contra a corrosão. O aço é um material facilmente corroído ao ar húmido. Quanto menor for a percentagem de carbono no aço, maior é a possibilidade de oxidação. Assim, os aços macios enferrujam com muito mais facilidade que os aços duros. O resultado observado é a origem de produtos de corrosão, conhecido como ferrugem.
O tipo de atmosfera e os factores climáticos são os principais causadores da corrosão atmosférica.
Actualmente, devido à evolução tecnológica, é possível proteger com eficiência, superfícies que eventualmente estejam expostas a qualquer tipo de desgaste, aplicando-se um revestimento. Para evitar, ou pelo menos retardar a corrosão, existem algumas técnicas de protecção contra a corrosão: Pintura; Plastificação; Metalização; Galvanização; Electrozincagem.
Qualquer uma destas técnicas deve ser precedida de um tratamento prévio designado por decapagem que consiste em limpar a s superfícies a tratar retirando elementos indesejáveis.
Os revestimentos orgânicos são realizados por meios de aplicação de tinta ou outra substancia na superfície metálica. A protecção contra corrosão através de pintura consiste em criar uma barreira impermeável protectora na superfície exposta do aço através de aplicação de esmaltes, vernizes, tintas e plásticos. É o método mais utilizado, um dos mais eficientes e atractivos usados para a protecção de aço. A pintura de aços é uma solução muito favorável para a protecção anticorrosiva de superfícies expostas a ambientes corrosivos. Tem sido comprovado que nos casos em que material como o aço é exposto