Tratamento de superf cie e pintura
E PINTURA
SISTEMAS ESTRUTURAIS - AÇO
BETTINA SANTOS
CAROLINA BINI
JAQUELINE AGUIAR
JULIAN PERIN
PELLIZZARO
PORQUE PROTEGER A
ESTRUTURA
O tratamento de superfícies tem por objetivo, impedir que a estrutura passe pelo processo de corrosão, seja qual for o ambiente em que ela esteja exposta.
Corrosão pode ser definida, como sendo a deterioração que ocorre quando um material (normalmente um metal) reage com seu ambiente, levando a perda de suas propriedades. Para estruturas e equipamentos em aço, o meio corrosivo mais importante é a atmosfera.
AGENTES AGRESSIVOS
Oxigênio - fator praticamente fixo, pois pouco varia de local para local; Umidade relativa do ar – varia de local para local, do macro e micro clima, da geografia e da topografia da região e da presença de matas na região;
Temperatura – influi na corrosividade, porque há menor possibilidade de condensação da umidade do ar a altas temperaturas; Atmosferas agressivas são as que contém poluentes e névoas salinas. Por poluentes definem-se vapores, gases e as poeiras não naturais.
PROTEÇÃO DA
ESTRUTURA
Galvanização e pintura adequadas podem evitar a corrosão das estruturas metálicas.
Em ambientes pouco agressivos recomendam-se o uso de primers e acabamentos alquídicos, por exemplo. Em casos onde há necessidade de alto desempenho, o ideal são os planos a base de tintas epóxi e acabamentos poliuretanos.
PROTEÇÃO DA ESTRUTURA
PINTURA (GALVANIZAÇÃO A FRIO)
ZINCAGEM (GALVANIZAÇÃO A FOGO)
No processo de proteção a estrutura metálica, existem basicamente dois métodos: a galvanização a frio – para proteções mais elaboradas, e a galvanização a frio, feita com pintura
GALVANIZAÇÃO A
QUENTE (A FOGO)
-
Douração
Cromagem
Prateação
Zincagem – mais utilizado na indústria construtiva
- Proteção contra corrosão;
- Melhora na condutividade;
- Auxílio na soldagem;
- Estética (aparência);
- Aglutinação de partículas não condutoras de eletricidade;
- Diminuição de atrito;
- Aumento da dureza