Tratamento de resíduos oleosos da indústria de petróleo
RESUMO
HUGO BARTOLOMEU
Um dos grandes problemas na indústria do petróleo e gás na área de produção do óleo cru tem uma ligação muito grande com a questão ambiental e econômica.
Quando extraímos esse óleo mineral da natureza é inevitável a vinda em conjunto de um outro resíduo natural, neste caso a água vem em união com a produção do hidrocarboneto fazendo com que aja uma área especifica da produção apenas para tratamento e possível reinjeção no poço de produção.
Para tal tratamento é analisado vários fatores tais como custo de tratamento e questão ambiental.
Na produção offshore ou seja no mar essa água depois que é tratada normalmente é lançada no mar já na produção onshore é que a produção em terra é mais comum que essa água seja reinjetada no mesmo poço de produção gerando também um aumento de pressão por parte da produção.
Cada poço vai ter uma variação de quantidade de água por litro de petróleo, nos poços mais novos essa produção geralmente é menor porem nos poços já defasados após anos de produção pode chegar a 95% de água no pico de produção.
A água é misturada ao petróleo de duas maneiras: na primeira, a água é proveniente da mesma jazida (retida nos poros e fissuras da rocha desde a sua formação); e na segunda, a água é oriunda dos diferentes processos de recuperação do óleo. A água produzida é um efluente complexo,de salinidade elevada, cuja composição pode variar amplamente, dependendo do tipo e idade do campo, origem e qualidade do óleo, bem como, do procedimento usado para sua extração. Os compostos que normalmente compõem esta água são: óleo disperso e dissolvido; sais minerais dissolvidos; sólidos oriundos da corrosão.
Tati, se tu tiver com tempo coloca só um pouco sobre os métodos de flotação e acho que ta bom.
Outra coisa da uma olhada tb no português pra v se eu deixei muitos erros.