Tratamento de rejuvenescimento facial com óleos essenciais
Estética Facial 2
Professora: Fátima Piazza
Alunas: Adrieli Meinert / Larissa Zimmermann / Juliana Riegel Gomes / Noeli C. Costa Rosa
Tratamento de Rejuvenescimento Facial com Óleos Essenciais
O envelhecimento é um processo lento, progressivo e irreversível, influenciado por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos. O envelhecimento intrínseco pode também ser chamado de verdadeiro ou cronológico, sendo aquele já esperado e inevitável. Já o extrínseco, também denominado de fotoenvelhecimento, é decorrente de radiação solar e de fatores externos como poluição, bebida alcoólica e cigarro, sendo que suas alterações surgem em longo prazo e se sobrepõe ao envelhecimento intrínseco.
Os principais sinais do envelhecimento são as rugas, hipercromias, pele seca, perda de luminosidade e ptose tissular.
O ressecamento da pele envelhecida se deve à perda da película protetora externa, formada pela gordura produzida nas glândulas sebáceas e água procedente em grande parte do suor. Com a idade, essa película diminui, assim como a capacidade de produção de gordura pelas glândulas sebáceas.
A pele facial por ser mais sensível e a mais exposta a fatores externos como a exposição ao sol, por exemplo, acaba sendo a mais prejudicada com o processo do envelhecimento. E por ser a primeira imagem que temos de nós mesmos, ela vem a ser a primeira parte de nosso corpo que pensamos em tratar para retardar as primeiras marcas que aparecem com o avanço da idade.
Apesar da existência de vários tratamentos para o rejuvenescimento facial, o mais promissor deles é a prevenção através da proteção. O envelhecimento intrínseco não pode ser evitado, mas o extrínseco pode ser retardado, principalmente através do uso contínuo de fotoprotetores. Os filtros solares são substâncias químicas de uso tópico que têm a capacidade de refletir ou de absorver as radiações ultravioletas que atingem a pele, minimizando desta forma os efeitos deletérios