TRATAMENTO DE EFLUENTES DA PRODUÇÃO DO PAPEL
INTRODUÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTES GASOSOS E LIQUIDOS EMITIDOS NA PRODUÇÃO DO PAPEL.
OBJETIVO: MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELA EMISSÃO EXCESSIVA DE GASES E CONTAMINAÇÃO DA AGUA E ATENDER A NORMA ISO14001.
A produção do papel produz além dos poluentes líquidos, os gasosos que apresentam cargas e aditivos, tais como cola, caulim (aluminossilicatos), sulfato de alumínio, amido e anilinas, As aminas são uma classe de compostos químicos orgânicos nitrogenados derivados do amoníaco (NH3) e que resultam da substituição parcial ou total dos hidrogênios da molécula por grupos hidrocarbônicos (radicais alquilo ou arilo – frequentemente abreviados pela letra R). Se substituirmos um, dois ou três átomos de hidrogénio, teremos, respectivamente, aminas primárias (R-NH2), secundárias (R1R2NH) ou terciárias (R1R2R3N). As aminas podem ser classificadas como simples (quando os grupos alquil são iguais) ou mistas (se estes forem diferentes).
Quando se usa os prefixos di e tri, indica-se que a amina é secundária ou terciária, respectivamente, e com grupos radicais iguais. Quando os grupos são diferentes, estes são nomeados sucessivamente, do menor para o maior, terminando o nome do composto com o sufixo “amina”. Algumas vezes indica-se o prefixo amino, indicando, de seguida a posição e o nome do grupo hidrocarbônico, adesivo e látex.
De acordo com a emissão de efluentes líquidos e gasosos, para se tratar e controlar a emissão de efluentes gasosos visando atender assim as normas da ABNT ISO 14001 um dos processos que acredito ser adequado seria o de um catalisador industrial instalado no motor das maquinas utilizadas no processo de produção de papel, pois, ele faz a filtragem dos poluentes brutos liberados pela combustão retendo o bruto das partículas liberadas no processo. Após este processo ele libera apenas os gases menos agressivos na atmosfera minimizando desta forma o