Tratamento de resíduos
1. Descrição do processamento
Armazenamento de matéria prima: Consiste no armazenamento da matéria - prima dentro do setor na embalagem do fornecedor e sobre paletes.
Pesagem dos ingredientes: Consiste na pesagem de todos os temperos presente na composição da farofa em embalagens plásticas.
Moagem dos ingredientes: Consiste na moagem do bacon e após é adicionado o conservante e a polpa de alho.
Fritura dos ingredientes: Consiste na fritura do bacon com a polpa de alho e conservante.
Mistura dos ingredientes: Consiste na mistura do conteúdo frito, do kit de tempero pesado, óleo com a farinha de mandioca biju.
Embalamento e emblocamento: Esta etapa consiste na alocação do produto em sua embalagem específica e depois colocadas em paletes e quando o bloco estiver completo passar strech em volta de todo o bloco.
Armazenamento do produto acabado: Consiste no armazenamento da farofa em um barracão até o momento do carregamento.
Expedição: Consiste no carregamento do produto nos caminhões, para fazer as distribuições para o comércio.
2. Caracterização do processo - Fluxograma As etapas do processamento de produção de farofa descritas acima estão exemplificadas no fluxograma abaixo.
Anexo 1: Figura 1. Fluxograma do processamento da farofa, seus resíduos e efluentes.
O fluxograma no plano de gerenciamento de resíduo é fundamental para saber quais etapas existe no setor e quais resíduos são gerados.
3. Caracterização dos resíduos
3.1 Resíduos sólidos
A tabela a baixo mostra as características dos resíduos sólidos.
Anexo 2: Tabela 1 - Caracterização dos resíduos sólidos.
Para o tratamento de resíduo em uma indústria é necessário saber as características de cada resíduo para saber como será armazenado o resíduo, qual será o espaço necessário para armazenar o mesmo, qual a condição do ambiente e quais os resíduos que podem ficar próximos um do outro ou ter que manter a distância para não alterar a característica do resíduo.
3.2 Efluentes
A tabela abaixo