Tratamento de efluentes líquidos de indústria de papel e celulose
TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS DE INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE
Disciplina: Tratamento de Efluentes
Profª: Viviane Tavares de Moraes
PARTICIPANTES: Priscila Neves Rafael Silva Roseli Nascimento Shirley Juraski
INTRODUÇÃO
O papel foi descoberto há mais de 2000 anos pelos chineses. Este era produzido com linho, algodão ou cânhamo. Em 1840, o alemão Keller, em um dos seus experimentos, moeu cavacos de madeira extraindo fibras as quais foram utilizadas para a produção da polpa de celulose.
Produção manual de papel.
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata os principais processos de tratamento utilizados para efluentes das indústrias de papel e celulose.
Fibras de papel.
As indústrias de celulose e papel representam hoje, um setor de extrema importância econômica e ambiental, devido principalmente aos seus reflexos em corpos d’água por utilizarem grandes volumes de água que é um recurso cada vez mais escasso.
PROCESSO PRODUTIVO: Matéria‐Prima
1 árvore de eucalipto
Eucaliptos
41 kg de papel = aproximadamente 02 caixas de A4
Fabricação de 1 tonelada de papel
24 árvores de eucalipto
PROCESSO PRODUTIVO
O processo produtivo esta constituído, basicamente, de: 1) Linha de Fibra: pátio de madeira, polpação, lavagem, branqueamento, secagem e expedição; 2) Linha de Recuperação: lavagem, evaporação, caldeira de recuperação e caustificação/forno de cal; 3) Utilidades: Tratamento de água e efluente, Produção de químicos, ar comprimido, etc.
FLUXOGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO
Fonte: http://www.teclim.ufba.br/site/material_online/teses/tese_zeila_c_piotto.pdf
PROCESSO PRODUTIVO
Pátio de Madeira: Quando se pretende realizar um polpeamento químico de uma madeira, esta deverá ser reduzida a fragmentos (cavacos), de modo a facilitar a penetração do licor de cozimento. O estoque é mantido para baratear o custo desta etapa do processo.
PROCESSO PRODUTIVO: Pátio de Estocagem
Fonte: