tratamento de chorume - osmose reversa
Prevenção e Controle de Poluição Hídrica II
Tratamento de Chorume
- Osmose Reversa -
Docente: Marcelus Valentim
Fernanda Mesquita
Loraine Barquero
Rebecca Cezarino
São Paulo
2014
1. Conceitos
Chorume: “Resíduo líquido proveniente de resíduos sólidos (lixo), particularmente quando dispostos no solo, como por exemplo, nos aterros sanitários. Resulta principalmente de água de chuva que se infiltra e da decomposição biológica da parte orgânica dos resíduos sólidos. É altamente poluidor” (Glossário CETESB).
Centro de Tratamento de Resíduos (CTR): “Conjunto de tecnologias integradas em diferentes unidades de tratamento capazes de promover o gerenciamento completo dos diversos tipos resíduos, evitando a poluição e minimizando os impactos ambientais e sociais” (CICLUS AMBIENTAL).
2. Chorume
2.1. Potencial Poluidor
Matéria Orgânica
W
H
A
T
Biodegradabilidade
O chorume gerado a partir da decomposição dos resíduos deve ser tratado adequadamente, a fim de evitar problemas de contaminação do solo e do corpo hídrico receptor.
Metais Pesados
Lixiviados
2. Chorume
2.2. Tecnologia proposta
Osmose Reversa
Processo físico que utiliza membrana semipermeável como um filtro, a fim de separar o líquido em duas fases
(ALMEIDA, 2010).
W
H
A
T
A tecnologia em questão será adotada como sistema complementar, propondo aplicação em Centros de Tratamento de Resíduos de grande porte 2. Chorume
2.3. Funcionamento da tecnologia proposta
Membrana age como uma barreira seletiva na passagem de moléculas muito pequenas, retendo todos os sais dissolvidos e produtos orgânicos com moléculas maiores que 10 mm
(ALMEIDA, 2010).
W
O equipamento utilizado nesse processo é composto por vasos de pressão tubulares que contém em seu interior membranas filtrantes (ALMEIDA, 2010).
H
A
T
O líquido é circulado com o auxílio de bombas de alta pressão, suficientes
para