Tratamento de AIDS em Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações programáticas para atuar na prevenção da transmissão das DST/HIV/Aids. Campanhas educativas são realizadas em datas simbólicas como Carnaval, Dia dos Namorados, Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no local de Trabalho, Dia Mundial de Luta Contra a Aids e na Exposição Agropecuária, com distribuição de materiais educativos, preservativos e orientações em geral.
Além dessas, também há a Campanha de Prevenção a Sífilis Congênita que acontece durante a Semana Nacional de Luta contra a Sífilis Congênita e o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, que acontece nas escolas da rede pública do município de Goiânia com ações de promoção à saúde sexual e prevenção as DST/HIV/Aids e gravidez na adolescência. Todas as unidades de saúde do município distribuem gratuitamente preservativos masculinos e materiais educativos.
Tratamento
Todas as unidades de saúde do município, incluindo as unidades de emergência, atendem os pacientes com sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. Os pacientes portadores do vírus HIV e portadores de AIDS precisam ter o atendimento inicial no CAIS, Ciams ou Caps mais próximo de sua residência, para depois ser encaminhado para o atendimento especializado na doença pelos serviços ambulatoriais. O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários.
As principais atividades são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção (preservativos e materiais educativos); atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle das DST.