tratamento da água
Fases do Tratamento
Pré-tratamento:
Nesta fase, o esgoto é preparado para as fases de tratamento subsequentes. Podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
Tratamento primário:
Nesta fase, a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários.
Este processo pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que através de uma coagulação possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim tornar a separação mais fácil.
Tratamento secundário:
A eficiência de um tratamento secundário pode chegar a 95% ou mais. Os micro-organismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos designados sedimentadores.
Tratamento terciário:
Antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo.
Remoção de nutrientes:
Há diferentes processos para remoção de nitrogênio e fósforo:
· Desnitrificação requer condições anóxicas (ausência de oxigênio). A desnitrificação é facilitada por um grande número de bactérias. Métodos de filtragem em areia, lagoa de polimento, entre outros, pode reduzir a quantidade de nitrogênio. O sistema de lodo ativado também pode reduzir significante parte do nitrogênio.
· A Remoção de fósforo, que pode ser feita por precipitação química, geralmente com sais de ferro (ex. cloreto férrico) ou alumínio (ex. sulfato de alumínio). O lodo químico resultante é difícil de tratar e o uso