tratamento da agua
O tratamento da água varia conforme a sua captação Se ela for a águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em oito fases:
- Captação
-Pré-tratamento.
- Oxidação
- Floculação
- Decantação
-Filtração
- Desinfecção
-Distribuição
Captação a água captada nos rios lagos e represas vem com folhas, galhos, lodo bactéria, e muita sujeira. Para ficar pura sem gosto, cheiro ou cor, ela passa por um processo de limpeza que dura cerca de três horas.
Dos reservatórios onde é feita a captação, a água é levadas por grossas tubulações, também chamadas adutoras, para as estações de tratamento da água, conhecidas simplesmente como ETA
Caso existam morros ou outros obstáculos pelo caminho, estações elevatórias se encarregam de bombear a água terreno acima.
Pré-tratamento.
Ao chegar à ETA, a água bruta normalmente encontra-se sob forte pressão. Por isso, ela passa primeiro por uma bacia de tranquilização. A função desse tanque é reduzir a velocidade da água.
Na bacia de tranquilização, a água sofre um processo inicial de limpeza. Ela passa por grades que retém os detritos sólidos maiores, como troncos, galhos de arvores e ate peixes.
Ainda nesse tanque, dosadores jogam cloro para matar vírus, bactérias e outros microorganismos e dissolver metais presentes. A água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos