Tratamento Acustico
Na atualidade, os transtornos e reclamações causados pelos ruídos em salões de eventos, casas de show, bares e boates, aumentam dia a dia, devido a alguns fatores, tais como: o som alto e vibrações transmitidas por equipamentos eletrônicos cada vez mais numerosos e potentes, que ecoam pelas estruturas das edificações muitas vezes sem tratamento adequado, pouca isolação dos materiais usados, ou muitas vezes sem nenhum tipo de tratamento, trazendo um grande desconforto a vizinhança e até mesmo a pessoas que permanecem nestes locais seja trabalhando ou desfrutando deste ambiente por um longo período.
Os problemas decorrentes do mau desempenho acústico são, em geral, complexos. Alguns empresários para não fechar o seu estabelecimento se adéquam as leis conforme as normas da ABNT, porém nem todos o fazem, as vezes por falta de conhecimento, fatores financeiros ou simplesmente por não se preocuparem o com bem estar do próximo não fazem questão de investir em qualidade no que se refere ao tratamento acústico adequado para seu estabelecimento, sito como exemplo ou seja mal exemplo os proprietários da boate Kiss, que pelo tratamento acústico mal elaborado fez um grande numero de vítimas no interior da boate, devido ao fogo e fumaça propagados por materiais isolantes mais baratos, tóxicos e sem eficácia contra fogo.
Quando não há uma preocupação na etapa do projeto, as soluções, na maioria das vezes, exigem grande investimento financeiro. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica sobre os principais tipos de materiais, técnicas e processos envolvidos no conforto acústico do ser humano. Destaca-se que esta pesquisa tem grande importância tanto para a sociedade como para profissionais e empresas no geral.
INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta conceitos básicos de acústica e relação de paredes mais utilizadas em projetos comerciais, fornecendo dados de desempenho,