Tratamento acustico de ambientes
A figura abaixo mostra uma solução arquitetônica para o caso do tempo de reverberação elevado, comum nas salas grandes ou com altura (pé-direito) elevada: o rebaixamento do teto. Além de diminuir o volume da sala e aumentar o nível de iluminação pelo abaixamento das luminárias, podem ser usadas placas absorventes de som, que diminuem ainda mais o tempo de reverberação.
Outra solução inteligente, principalmente nas salas grandes (como no caso do auditório mostrado na foto ao lado), é o uso de painéis suspensos, em sequência, pendurados no teto com 4 cabos metálicos (cada um) e com inclinação projetada para direcionar o som para certas áreas do auditório. O efeito acústico será aumentado, se esses painéis forem feitos com material adequado para os fins a que se propõem. Uma curiosidade, no caso da colocação de painéis acústicos nas paredes laterais, é que deve-se dar preferência, por exemplo, a 4 painéis de 1 metro quadrado cada (1m2) do que um único de 4 m2; a explicação é que as laterais ou bordas também contribuem para a atenuação do som.
CONTROLE DO RUÍDO
Para tentar diminuir o ruído, deve-se conhecer:
1 – a fonte do ruído (onde ele é gerado)
2 – O caminho que percorre (transferência do ruído)
3 – O receptor (o ouvido ou lugar onde se percebe o ruído)
Na fonte do ruído se tenta atenuá-lo ou diminuí-lo. Ex.: motor de bomba de água em um edifício; podemos trocar o motor por outro mais silencioso, ou montá-lo sobre molas para evitar a transferência do ruído à estrutura, ou recobrir todo o motor com camada de material absorvente de ruído.
Na transferência do ruído primeiro precisamos identificar como ele se transmite.
1 – se pelo ar;
2 – se por impacto em uma massa sólida. Ex. estrutura de um edifício.
EXISTEM:
• ISOLANTES ACÚSTICOS: que servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos;
• ABSORVENTES ACÚSTICOS: que servem para reduzir a energia de um som