Tratado de Tordesilhas
Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados ,e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam descobrindo mesmo se essas terras já tivessem ocupadas.Começou assim uma verdadeira disputa entre Portugal e Castela pela ocupação de terras.
Para evitar mais conflitos que prejudicassem ambas as partes, os governos desses dois países resolveram pedir ao papa que fizesse uma divisão das terras descobertas e das terras ainda por descobrir.Em 1493, o papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula. Nesse documento, ficava estabelecido que as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam de Castela
Devido a documentos e mapas, Portugal suspeitava da existência de novas terras para lá das 100 léguas estabelecidas assim sendo o governo português convenceu a Espanha a aceitar a revisão dos termos da bula e assinar o Tratado de Tordesilhas (1494). Então os limites foram alterados de 100 para 370 léguas.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, Portugal tinha direito ás terras descobertas e a descobrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste do Cabo Verde, á Espanha cabiam as terras situadas a ocidente desse meridiano. O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha idéia das terras que possuía.
De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis.