Trasnsposons
592 palavras
3 páginas
Alunas: Elisângela RosaRaquel Pires
São elementos genéticos que podem deslocar-se para
outros sítios de DNAs-alvo e possuem as informações necessárias para a sua replicação dentro da célula hospedeira. 44,4%
do DNA humano consiste de elementos repetitivos, sendo que aproximadamente 10% do DNA genômico total podem ser transposons.
Muitos cientistas acreditam que os retrotransposons
(é formado quando o DNA é transcrito para RNA e então transcrito de volta ao DNA) se originaram através de vírus que supostamente infectaram vários organismos há milhões de anos.
arquivoufo.com.br
Podem ser reconhecidos por seqüências de DNA
relativamente curtas nas suas extremidades, que são iguais entre si, mas estão em orientação invertida, denominadas de repetições terminais. A transposição é realizada por uma enzima chamada transposase, a qual, na maioria dos casos é codificada pelo próprio transposon. Transposons
capazes de codificar sua própria transposase, com isso capazes de iniciar seu próprio movimento de transposição, são denominados autônomos, caso contrário não autônomo.
Esquema básico de um processo de transposição. (1) Seqüência contendo um gene codante para uma transposase (cor roxa), sequências terminais do transposon (cor marela), um outro gene (cor verde) e outras sequências de DNA não codantes (íntrons). (2) Ação da transposase. (3) Resultado da ação da transposase: um transposon é inserido na sequência de outro gene, de modo a posicionar-se interrompendo a seqüência original do mesmo. Fonte: ARCHIVE FOR THE TRANSPOSONS (2011).
É iniciada quando um gene que codifica uma transposase é
expresso e o seu RNA mensageiro é traduzido no citoplasma. A transposase, então, entra no núcleo e liga-se às repetições terminais invertidas do elemento.
Existem dois tipos de eventos de transposição.:
1.
O transposon move-se sem que haja a replicação
(transposição conservativa). A transposase