Transtornos da personalidade
Disciplina: Psicologia
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
CRIME E PERSONALIDADE ou PERSONALIDADE CRIMINOSA ?
A criminalidade atual tem constatado violações cada vez mais peculiares da lei, da moral e da ética, tem surpreendido pela produção de delitos em faixas etárias cada vez menores, pela atitude criminosa cada vez mais presente em pessoas "normais", do ponto de vista sócio-cultural, por delitos motivados cada vez mais por questões de difícil compreensão. Isso tudo exige novas reflexões sobre as relações entre a psicopatologia e o ato delituoso.
Cogitar sobre a existência de uma personalidade propensa ao crime e ao delito sempre foi uma preocupação de muitos autores da psicologia, sociologia, psiquiatria e antropologia. Alguns identificam essas pessoas como naturalmente más, portadoras de Transtorno Anti-Social da Personalidade, ou Sociopatas, ou Psicopatas e coisas assim. (veja Transtornos da Linhagem Sociopática).
Vamos refletir sobre algumas questões dessa natureza.
Veja Elementos Biológicos do Crime
Encontra-se na literatura geral, em particular na forense, teses brilhantemente lapidadas com a convincente fluência dos magistrados sobre a inexistência de pessoas de caráter doentio, de personalidade psicopática ou desses tipos maus de pessoas (mau no sentido psiquiátrico da personalidade sociopática).
Essa é a contra-mão da ciência, aliás, não é ciência. Apenas um torpe proselitismo de quem jamais se aproximou de qualquer pesquisa científica nessa área mas, não obstante, muito se familiarizou com a retórica demagógica daquilo que todos gostaríamos que fosse possível, do politicamente correto e cientificamente falso.
(Ballone )
Será o criminoso responsável pelos seus atos ou vítima de um estado doentio?
A sociedade em geral e, em particular, a justiça penal, carecem de noções mais precisas corroborando ou contestando da forma mais clara possível, a idéia de Traços de Personalidade ou de uma Personalidade Criminosa