Transtornos alimentares
SUELI MENDES DE OLIVEIRA
SAÚDE MENTAL E FAMÍLIA
São João de Meriti
2011
SUELI MENDES DE OLIVEIRA
SAÚDE MENTAL E FAMÍLIA
Trabalho do Curso de Mestrado, apresentado ao Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências (IBECC), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Saúde Mental.
Orientador: Prof.Nelson Messias dos Santos
São João de Meriti
2011
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Introdução
Os transtornos da alimentação – anorexia nervosa e bulimia nervosa – têm recebido uma atenção crescente nas últimas décadas devido ao reconhecimento de sua alta prevalência e às dificuldades associadas ao seu tratamento. Os casos refratários ao tratamento são frequentemente associados a altos índices de mortalidade: 15% desses pacientes falecem. Formas crônicas destes transtornos ocorrem em 25% dos pacientes, caracterizando-os por baixo peso crônico ou por acentuadas flutuações de peso. As complicações metabólicas (inclusive desnutrição), as sequelas psicológicas (transtornos de ansiedade ou do humor) e o isolamento social estão presentes em todos os casos.
Definição
Transtornos alimentares são doenças que causam graves alterações na maneira como as pessoas comem e nos pensamentos e sentimentos relacionados à alimentação. Estes pacientes geralmente preocupam-se de maneira exagerada com a alimentação, com o seu peso e sua forma corporal. Os transtornos alimentares afetam principalmente as mulheres de 12 a 35 anos de idade, porém também podem ocorrer em mulheres de outras faixas etárias e homens. Os dois tipos principais de transtornos alimentares são a Anorexia nervosa e a Bulimia nervosa. As pessoas com anorexia nervosa ou bulimia nervosa