Transtornos afectivos
João Vaz ribeiro
Universidad Camilo José cela
Grado em criminologia
Introdução………………………………………….. O que são transtornos afectivos?
O que é o transtorno bipolar?
Tipos de transtornos bipolares
Exemplos de casos de transtornos bipolares
O que é que causa a doença?
Como identificar a doença? * 1. BDI * 2. O BSI * 3. A HAM-D * 4. O Rorschach
Qual e o tratamento?
Análise de um caso bipolar
CONCLUSIÓN
BIBLIOGRAFÍA * * *
* INTRODUÇÃO
O transtorno bipolar (TB) e encontrado em uma grade percentagem na população mundial e causa perdas significativas na vida dos portadores todos os dias. É uma doença com importante factor genético, cuja herança se caracteriza por mecanismos complexos de transmissão envolvendo múltiplos genes que estão sob influência de inúmeros factores ambientais. Várias estratégias de investigação genética têm sido utilizadas para identificar genes determinantes de vulnerabilidade ao TB.
Paralelamente, estudos psicossociais apontam para factores ambientais de relevância no desencadeamento do TB. Com a compreensão crescente dos mecanismos epigenéticos de controle da expressão genética, incluindo a interacção do genoma com factores ambientais, e a abordagem dimensional dos transtornos mentais, abrem-se perspectivas promissoras de pesquisas futuras para elucidar os factores envolvidos na manifestação do transtorno bipolar.
* O que são transtornos afectivos
Transtornos afectivos são doenças em que existe uma alteração do humor, da energia (ânimo) e do jeito de sentir, pensar e comportar-se. Acontecem em crises únicas ou cíclicas, oscilando ao longo da vida. Podem ser episódios de depressão ou de mania. Na depressão a pessoa sente tristeza exagerada e desânimo e na mania um aumento da energia e euforia anormal. A maioria dos pacientes sofre apenas de depressão(ões) e alguns também têm manias. O termo mania não significa "mania de fazer