Exercicios de portugues
QUE PESSOAS - COISAS - - LUGARES
QUEM PESSOAS
QUAL PESSOAS – COISAS (TODO É PRECEDIDO DE ARTIGO) PAI DE TODOS.
CUJO POSSUIDOR X COISA POSSUÍDA
ONDE LUGAR
Eis um exemplo de frase que traz enormes dificuldades aos estudantes brasileiros. O uso dos pronomes relativos (que, quem, qual, onde, quanto e cujo) é extremamente problemático, pois o período deve ser montado, estruturado com o raciocínio, ou seja, o cidadão tem de pensar antes de falar.
Comecemos com o pronome "cujo": ele só poderá ser usado quando houver indicação de posse: algo de alguém = alguém cujo algo, ou seja, se houver indicação de posse, coloca-se o pronome cujo entre o elemento possuído e o elemento possuidor. Exemplo: O garoto esteve aqui; o pai do garoto viajou. Unindo tudo em um só período, teremos: O garoto cujo pai viajou esteve aqui.
Se o verbo posterior ao pronome exigir preposição, referente ao elemento possuído, ela deverá ser colocada antes do pronome. Por exemplo: O garoto esteve aqui; eu me referi ao pai do garoto. Unindo tudo, teremos: O garoto a cujo pai me referi esteve aqui.
Mais um detalhe: não se coloca artigo depois do pronome cujo, pois ele já está incluso no próprio pronome: O garoto cuja mãe viajou esteve aqui; O garoto cujos irmãos viajaram esteve aqui; O garoto cujas irmãs viajaram esteve aqui
O pronome "quem" só deve ser usado para pessoas, sem a indicação de posse, evidentemente. Esse pronome, quando houver elemento antecedente, não poderá ser usado sem preposição. Exemplo: Eu encontrei o garoto; você se referiu ao garoto. Perceba que não há indicação de posse, garoto é pessoa e o verbo referir-se exige a preposição "a". Unindo as frases, teremos: Eu encontrei o garoto a quem você se referiu
O pronome relativo "que" pode ser usado tanto para pessoas quanto para coisas, com ou sem preposição, sem a indicação de posse. Exemplo: Eu encontrei o garoto a que você se referiu.
Outro exemplo: Comprei o computador; você queria o